O que é o Software Modelix System

Ele é um software desenvolvido especialmente para o ensino de programação de robótica.

A programação é intuitiva e é feita através de fluxograma, possui ferramentas que vão desde as mais básicas até ferramentas mais avançadas, dessa maneira é possível atingir crianças de 7 anos até o nível universitário.

A facilidade na aprendizagem é o primeiro passo para entrar no mundo da programação, o foco desse software é justamente ser esse passo inicial para o aluno desenvolver raciocínio lógico e começar a programar, e o mais interessante, não é necessário nenhum conhecimento técnico para usar o software Modelix System.

O software conta com duas versões de programação!

Com Microcontrolador

Cenários interativos

Em ambos, a programação é feita da mesma forma, o que difere é que a versão do microcontrolador precisa do componente físico, nela você irá montar um robô e ver a programação atuar sobre ele, já a versão dos cenários, não precisa de nenhum componente físico, tudo que se programa vai estar na tela, bem como o resultado da programação.

Porque utilizamos fluxograma?

Primeiro, vamos entender o que é um fluxograma. Ele é um diagrama de blocos que representam um processo, muito utilizado em áreas administrativas, de gestão, processos industriais e programação, o fluxograma facilita a visualização de todo o processo, dessa forma é mais fácil identificar erros, otimizar e controlar toda a situação. Basicamente, fluxograma são bloquinhos que ao serem ligados uns nos outros representam um procedimento.

Ao trabalhar com fluxograma, trabalhamos com a lógica, que é universal, então, independe da linguagem (C#, C++, Java, etc) que será usada posteriormente a lógica sempre será a mesma.

Exemplo: Para resolver um determinado problema existem diversas maneiras. Você pode acender um LED ao apertar um botão ou escolher acende-lo com um sensor de obstáculo, se for usar a primeira opção, a lógica para resolver será a mesma em qualquer linguagem e o mesmo vai acontecer se escolher a segunda opção. Desta forma cria-se uma base sólida da lógica, o primeiro passo no mundo da programação.

 
 
Conhecendo o Software Modelix System
 

Exemplo de aula recursos de cenário

Segue abaixo um exemplo de programação por fluxograma usando a versão do Software Modelix System que tem os cenários.

Utilizando o cenário composição de trem, em que se simula uma estação de trem. Nessa programação o sensor do percurso A e C determinam o acionamento do motor do trem e da cancela.   

Passo a passo: Programando composição do trem 1

O primeiro passo é escolher o cenário. Nessa aula, vamos usar composição de trem 1. Vamos programar o trem para seguir o trilho e parar na estação, enquanto isso a cancela sinaliza se pode, ou não, passar no cruzamento.

O propósito dessa aula é conhecer os parâmetros de entrada e saída de dados, bem como a lógica necessária para a estruturação de um fluxograma.

Aguarde 1,2 segundos com o bloco “Aguardar” e digite 1.2

A seguir escolha o bloco “Saída” e as opções: Motor trem frente e Cancela frente.

Aqui ficam os bloquinhos que podemos utilizar para fazer a programação, e, os recursos para editar e conectar eles.

Aqui, estão os componentes que podemos programar nesse cenário, as entradas (input) de dados, que são os sensores e as saída (output) de dados, que são os atuadores.

O primeiro bloquinho a ser colocado é o iniciar

Com o iniciar pronto, vamos acionar o motor do trem para frente com o bloco “Saída”.

Em seguida pegue o bloco “Decisão” e escolha Percurso A e a opção ligado.

A seguir escolha o bloco “Saída” e as opções: Motor trem frente e Cancela frente.

Agora pegue outro bloco de “Decisão” e escolha Percurso C e a opção ligado.

Por fim, coloque mais um aguardar 3s e faça as conexões entre os blocos.